PUBLICIDADE

Europa

Deputados britânicos aprovam lei do casamento homossexual

16 jul 2013 - 17h49
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os deputados britânicos aprovaram nesta terça-feira a lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Inglaterra e em Gales, abrindo caminho para o primeiro matrimônio entre homossexuais para 2014. Os deputados decidiram não se opor a uma série de emendas menores ao projeto de lei propostas pela Câmara dos Lordes. A lei agora deve ser aprovada oficialmente pela rainha Elizabeth II no final desta semana.

A Câmara dos Lordes havia validado o projeto de lei na segunda-feira, uma decisão que foi recebida com uma explosão de alegria pelos militantes favoráveis ao casamento gay, que estavam vestidos de rosa diante do Parlamento. O matrimônio homossexual quase não causou agitação em meio a opinião pública, majoritariamente favorável ao tema, mas segue dividindo o Partido Conservador.

O primeiro-ministro David Cameron se mostrou determinado em fazer valer o casamento gay na Inglaterra e no País de Galles a partir de meados do próximo ano. As outras regiões do Reino Unido, Escócia e Irlanda do Norte, têm sua própria legislação.

Entre os britânicos, a mudança é simbólica, porque os casais homossexuais têm os mesmos direitos parentais que os casais heterossexuais. Ele podem adotar, recorrer à procriação medicamente assistida e à barriga de aluguel, desde que não seja remunerada, e podem se unir civilmente desde 2005.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade