PUBLICIDADE

Europa

Deputado é ferido em manifestação na Irlanda do Norte

12 jul 2013 - 23h19
(atualizado às 23h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado Nigel Dodds, líder de um partido protestante da Irlanda do Norte, foi atingido por um tijolo nesta sexta-feira e levado inconsciente ao hospital durante a tradicional marcha dos "orangistas" por Belfast no 12 de julho, informou a polícia.

Nigel Dodds, chefe do '"nionista" DUP - o maior partido pró-britânico, protestante e conservador - foi atingido na cabeça com um tijolo em meio ao confronto entre ativistas protestantes e a polícia de choque.

O incidente ocorreu quando protestantes unionistas atacaram policiais que impediam seu acesso ao bairro católico de Ardoyne, no norte de Belfast, isolado para se evitar o confronto durante a tradicional marcha "orangista".

Os manifestantes, incluindo muitos adolescentes, lançaram coquetéis molotov, pedras, tijolos e fogos de artifício contra os policiais, ferindo sete agentes, incluindo três que perderam a consciência ao ser atingidos por projéteis.

Nigel Dodds, representante do norte de Belfast no Parlamento britânico desde 2001, tentava convencer os manifestantes a renunciar à violência.

A parada de 12 de julho é o ponto culminante das marchas "orangistas". A data marca a vitória do rei Guilherme III, da Inglaterra (antes príncipe de Orange), na batalha de Boyne (1690) contra o rei católico Jaime II.

A Irlanda do Norte, uma província britânica, viveu 30 anos de violência religiosa até a assinatura dos acordos de paz de 1998.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade