PUBLICIDADE

Mundo

Dados oficiais consolidam 2º turno entre Hollande e Sarkozy

22 abr 2012 - 19h54
(atualizado às 21h18)
Compartilhar

Com 95% dos votos apurados, o candidato socialista à presidência da França, François Hollande, consolidou neste domingo a liderança no primeiro turno contra o presidente e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy. A diferença, porém, foi pequena: Hollande recebeu 28,56% dos votos, contra 27,07% de Sarkozy.

O conservador Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande disputarão a presidência da França no segundo turno
O conservador Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande disputarão a presidência da França no segundo turno
Foto: AP / AFP

A candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, ficou em terceiro lugar com 18,12%, seguida por Jean-Luc Mélenchon, de extrema-esquerda, com 11,10%. Em quinto lugar, ficou o centrista François Bayrou, que teve 9,11%. Nas últimas colocações, aparecem os candidatos Eva Joly, Nicolas Dupont-Aignan, Philippe Poutou, Nathalie Arthaud e Jacques Cheminade, com menos de 3% cada um.

O desempenho da candidata de extrema-direita Marine Le Pen deixou a campanha no país totalmente em aberto. Ela pode determinar o resultado do segundo turno entre o favorito socialista e o atual presidente. Marine Le Pen, que lidera o partido anti-imigração Frente Nacional, defende cota de empregos para franceses, num momento em que o desemprego está em alta no país. Ela também quer abandonar o euro e devolver o comando das finanças francesas a Paris.

"Esse primeiro turno é o início de uma ampla união dos patriotas de direita", disse ela a seus eleitores no comitê de campanha, sem anunciar apoio a nenhum candidato para o segundo turno. "Nada será igual de novo", afirmou. O resultado de Le Pen reflete a ascensão de partidos populistas de oposição ao sistema em países da zona do euro.

Candidatos derrotados definem apoio

O socialista François Hollande, que foi o primeiro a discursar neste domingo, agradeceu aos candidatos Jean-Luc Mélenchon e Eva Joly pelo apoio já declarado a ele no segundo turno. A soma do voto dos dois não alcançaria o resultado obtido pela filha do político Jean-Marie Le Pen.

A tarefa de Sarkozy de tentar abocanhar a votação da ultradireitista não deverá ser fácil. Marine Le Pen ainda não definiu seu apoio, mas pesquisas divulgadas neste domingo pelos institutos Ipsos e Ifop apontam que 48% de seus eleitores votarão em Nicolas Sarkozy no segundo turno, 31% votarão em François Hollande e 21% se absterão ou votarão em branco. Segundo essas pesquisas, Hollande derrotará Sarkozy com pelo menos 54% dos votos.

O centrista François Bayrou também poderá ajudar a definir o cenário. Ele anunciou que estudará as propostas dos dois candidatos para escolher sua posição.

Debates no segundo turno

O presidente francês discursou durante a apuração dos votos e propôs ao rival que o número de debates do segundo turno fosse ampliado de um para três. Sarkozy propôs debater questões econômico-sociais, temas sociais e assuntos internacionais. Hollande rejeitou a ideia e disse que os dois devem se concentrar em um debate, que durará "o tempo que for necessário".

"Não é porque ele teve um resultado ruim que pode mudar a organização (das eleições)", afirmou o socialista, que comparou Sarkozy a um "mau aluno que quer mudar as regras do jogo". "Haverá um debate, que vai durar quanto tempo for necessário", disse Hollande.

Com informações da agência Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade