4 eventos ao vivo

Dados de voo de 13 aviões desaparecem de radares na Áustria

Controladores de voo extras foram imediatamente convocados e medidas de emergência acionadas

13 jun 2014
03h13
atualizado às 07h51
  • separator
  • comentários

Os dados de voo de pelo menos 13 aviões desapareceram dos radares da Áustria por cerca de 25 minutos em duas ocasiões em menos de dez dias, de acordo com a agência de segurança aérea austríaca.

Os incidentes foram descritos como sem precedentes por Marcus Pohanka, da agência austríaca Austro Control. Ele afirmou que a altura, localização, identificação e outras informações de 13 aeronaves desapareceram dos radares do país nos dias 5 e 10 de junho, e por aproximadamente 25 minutos.

Segundo Pohanka, diversos países vizinhos tiveram o mesmo problema, e as autoridades de segurança aérea da União Europeia foram contatadas para que seja iniciada uma investigação – as nações que também relataram os incidentes não foram identificadas.

O diário Kurier , de Viena, afirmou que as cidades de Munique e Karlsruhe, na Alemanha, e Praga, na República Checa, tiveram problemas similares. Segundo especialistas consultados pelo jornal vienense, interferências entre os transponders dos aviões e a equipe de terra seriam a causa do desaparecimento nos radares. Marcus Pohanka não quis confirmar o conteúdo publicado pelo Kurier .

Pohanka, no entanto, disse que não houve perigo nas ocasiões, uma vez que controladores de voo extras foram imediatamente convocados e medidas de emergência, incluindo contato de voz com os pilotos e aumento dos corredores aéreos, foram acionadas.

Com informações da agência AP

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade