PUBLICIDADE

Mundo

Cruzeiro Costa Allegra chega às ilhas Seychelles

1 mar 2012 - 04h01
(atualizado às 07h00)
Compartilhar

O cruzeiro Costa Allegra chegou na manhã desta quinta-feira a um porto da ilha Mahe, a principal do arquipélago das Seychelles, depois de passar três dias no mar sem propulsão em águas do Oceano Índico e precisar ser rebocado por um barco pesqueiro.

Segundo imagens transmitidas ao vivo pelas televisões italianas, o navio entrou no porto de Mahe às 2h de Brasília, e depois foram necessárias mais duas horas para aproximar-se do píer. Durante este tempo, foram desembarcadas as malas para que os passageiros possam sair do navio sem problemas.

Primeiro desceram alguns membros da tripulação, que colaboraram no píer para os trabalhos de desembarque dos passageiros. Tanto os passageiros como a tripulação desciam com tranquilidade.

A Cruz Vermelha do arquipélago instalou diversas tendas para prestar assistência a qualquer passageiro precisando de ajuda, embora tenha sido informado que todos os viajantes estão em boas condições.

As embaixadas de França e Itália, bem como uma comissão britânica, estão no porto para auxiliar os seus cidadãos. Representantes diplomáticos de diversos países também foram ao local receber os viajantes de suas nacionalidades.

Operadoras de turismo disponibilizaram diversos ônibus para levar os passageiros do navio para hotéis do arquipélago ou para o aeroporto. O processo pode levar algumas horas. De acordo com um operador da agência de turismo local Creole Travel Service, Guillaume Albert, o foco da operação é providenciar comida quente e banho aos passageiros.

Está prevista para a tarde de hoje uma entrevista coletiva dos responsáveis da Costa Cruzeiros e das autoridades da região, além dos diplomatas italianos - país com o maior número de passageiros -, que coordenam as tarefas de acolhimento.

O Costa Allegra conta com mais de mil pessoas a bordo - 627 passageiros e 413 tripulantes, e está sem eletricidade desde o incêndio que atingiu o gerador na última segunda-feira.

Por conta disso, os passageiros estavam se levando com água mineral e comendo comida fria, como frutas, além de pãos que estavam sendo levados diariamente por um helicóptero da Costa Cruzeiros, segundo a própria companhia afirmou.

A empresa informou ainda que 376 dos 627 turistas que viajam na embarcação aceitaram a oferta de continuar suas férias por uma ou duas semanas no arquipélago do Índico com todas as despesas pagas, assim como o voo de volta para casa.

Já os outros 251 passageiros do navio - no qual viajam dois brasileiros - decidiram voltar a seus países com voos disponibilizados pela Costa Cruzeiros.

O incêndio no Costa Allegra acontece um mês e meio depois do naufrágio do Costa Concordia - também propriedade da Costa Cruzeiros - em frente à ilha italiana de Giglio, que deixou 25 mortos e sete desaparecidos.

Com informações das agências AP e EFE

Barco transportando a mala dos passageiros chega antes do cruzeiro aportar em Mahe
Barco transportando a mala dos passageiros chega antes do cruzeiro aportar em Mahe
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade