PUBLICIDADE

Europa

Croácia fecha fronteiras após receber 11 mil refugiados

Sete das passagens fronteiriças do país com a Sérvia foram fechadas após a entrada em massa de imigrantes em menos de 48 horas

18 set 2015 - 06h27
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Refugiados esperam para cruzar fronteira com Tovarnik, na Croácia, nessa quinta-feira (17)
Refugiados esperam para cruzar fronteira com Tovarnik, na Croácia, nessa quinta-feira (17)
Foto: GREGOR FISCHER / EFE

A Croácia fechou na madrugada desta sexta-feira (18) sete de suas passagens fronteiriças com a Sérvia depois que 11 mil refugiados do Oriente Médio entraram por ali em menos de 48 horas, confirmou o Ministério do Interior croata.

Siga Terra Notícias no Twitter

O site de notícias croata 24sata informou, no entanto, que apesar da medida, os refugiados continuam entrando por campo aberto. A passagem fronteiriça de Bajakovo, na estrada que liga as capitais dos dois países, Belgrado e Zagreb, segue aberta.

O ministro do Interior da Croácia, Ranko Ostojic, chegou a anunciar nessa quinta (17) à noite que seu país poderia ser obrigado a fechar a fronteira com a Sérvia por tempo determinado.

"Caso ocorra uma nova onda de refugiados de grandes proporções como esta, teremos que bloquear a fronteira para poder estabilizar a situação humanitária daqueles que já entraram", disse o ministro.

A emissora de televisão pública da Croácia, HTV, mostrou ontem à noite que os refugiados estavam entrando no país por todas as passagens fronteiriças com a Sérvia no leste, e que se movimentavam, a pé ou em veículos, por estradas, ferrovias, e também por atalhos através dos campos. De acordo com a emissora, esse fluxo demonstra que a polícia perdeu o controle da situação.

Os refugiados têm pressa e querem cruzar o país para chegar à Eslovênia. Dali, os migrantes seguirão rumo à Áustria, de onde pretendem viajar para Alemanha e Suécia.

A imprensa croata informou que a Eslovênia fechou a linha ferroviária com a Croácia depois que recebeu um trem com o primeiro grupo de mais de 300 refugiados.

A maior parte desses refugiados foi devolvida à Croácia, mas um pequeno grupo possivelmente conseguiu entrar na Eslovênia para seguir viagem rumo à Áustria, segundo a imprensa local.

Refugiados derrubados por jornalista são acolhidos na Espanha:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade