PUBLICIDADE

Europa

Croácia faz contagem regressiva para se tornar 28º membro da UE

30 jun 2013 - 16h43
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Shows, fogos de artifício e ambiente festivo: tudo está pronto em Zagreb para que a Croácia se torne o 28º país membro da União Europeia (UE) com uma grande celebração nesta madrugada local.

Na praça de Ban Jelacic, a multidão começou a se reunir para assistir aos shows de 680 artistas croatas. Em outras cidades do país, outros eventos foram organizados.

No centro da capital croata as bandeiras da UE tremulam há vários dias, embora o clima da população não seja tão otimista devido à crise econômica do país, que está em recessão desde 2009.

"É um acontecimento histórico, e é apropriado que façamos uma linda festa conforme nossas possibilidades", declarou à Agência Efe uma operária da companhia ferroviária estatal.

Uma pesquisa feita em abril mostrava que apenas 7% dos croatas desejavam que o ingresso na UE fosse celebrado com fogos de artifício e shows.

O centro da cidade está bloqueado devido a medidas de segurança - foram deslocados mais de mil policiais - em função da chegada do maior número de representantes estrangeiros que o país balcânico já recebeu.

O presidente croata, Ivo Josipovic, e o primeiro-ministro, Zoran Milanovic, receberam 170 convidados internacionais na sede do governo, e o evento continuou com um jantar de gala no Palacio Klovic.

Entre os presentes estão os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy; da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

À meia-noite, a Croácia festejará seu ingresso na União Europeia com fogos de artifício, repique de sinos e a entonação do "Hino à alegria", de Beethoven.

O acesso da Croácia constitui a sétima fase de ampliação do bloco europeu desde sua formação, em 1957, e precede a entrada de Turquia, Macedônia, Islândia, Montenegro e Sérvia, os cinco países que ostentam atualmente o status oficial de candidatos à adesão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade