PUBLICIDADE

Europa

Corpo de popular santo italiano será exibido de forma permanente

20 mai 2013 - 14h34
(atualizado às 16h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de uma exibição do Padre Pio, em abril de 2008, no sul da Itália
Imagem de uma exibição do Padre Pio, em abril de 2008, no sul da Itália
Foto: AFP

O corpo do popular santo italiano Padre Pio, conhecido por seus estigmas, será exibido de forma permanente a partir de junho na igreja de San Giovanni Rotondo, em Pullas, no sul da Itália, a pedido de milhares de devotos que peregrinam anualmente a esta região do sul para venerá-lo.

O corpo do monge da comunidade dos capuchinhos, que morreu em 1968, foi exibido pela primeira vez durante 17 meses entre 2008 e 2009 na cripta do santuário de Santa Maria delle Grazie.

Cinco milhões de pessoas, entre elas o papa emérito Bento XVI, foram a esta remota localidade italiana para rezar diante do popular frade que apresentava estigmas, ou seja, marcas da crucificação, para pedir ajuda ou consolo.

Padre Pio foi proclamado santo em 2002 por João Paulo II em uma das cerimônias que reuniram mais fiéis celebradas na Praça de São Pedro.

Nascido no dia 25 de maio de 1887 em Pietralcina, perto de Nápoles, Francesco Forgione, seu verdadeiro nome, morreu no dia 23 de setembro de 1968 em San Giovanni Rotondo.

Famoso pelos ferimentos nas palmas das mãos parecidos com os sofridos por Cristo na cruz, Padre Pio é venerado por interceder na realização de milagres e, em particular, na cura de graves doenças.

O Vaticano, que rejeita o culto à personalidade, investigou por anos o fenômeno e tentou conter suas atividades, já que beiravam a superstição.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade