PUBLICIDADE

Europa

Copiloto incentivou capitão a ir ao banheiro durante voo

Conteúdo das gravações da caixa-preta foi revelado pela equipe de investigação

30 mar 2015 - 10h29
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O copiloto do voo da Germanwings, Andreas Lubitz, em foto de arquivo tirada durante meia maratona em 2009</p>
O copiloto do voo da Germanwings, Andreas Lubitz, em foto de arquivo tirada durante meia maratona em 2009
Foto: Foto-Team-Mueller / Reuters

O copiloto da Germanwings teria planejado friamente a oportunidade de ficar sozinho na cabine, incentivando o piloto a ir ao banheiro. Segundo as gravações da caixa-preta, Andreas Lubitz tranquilizou o capitão, dizendo estar preparado para assumir o voo. As informações são do The Telegraph. 

O capitão Patrick Sondheimer teria reclamado por não ter conseguido ir ao banheiro em Barcelona, antes da viagem. Detalhes da transcrição das gravações vazaram para o jornal alemão Bil, mostrando que mais de uma vez Lubitz tentou convencer o piloto a entregar o controle do voo.

Siga Terra Notícias no Twitter

Busca por destroços de avião continua por terra por causa de mau tempo
Busca por destroços de avião continua por terra por causa de mau tempo
Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters

Quando o voo 4u9525 estava estabilizado a 39 mil pés, então, o piloto diz a Lubitz que ele deveria preparar a aeronave para pousar em Düsseldorf, ao que ele responde que “veremos”, podendo ser um sinal de que planejara derrubar a aeronave com outras 149 pessoas.

Nos momentos finais da gravação, Sondheimer pode ser ouvido gritando a Lubitz para abrir a porta. “Pelo amor de Deus, abra a porta", diz, com os gritos dos passageiros sendo ouvidos atrás.

Quase imediatamente, a aeronave começou a descer. Um alarme automatizado pode ser ouvido na cabine anunciando que o avião está descendo muito depressa. Ainda é possível ouvir sons do metal do machado batendo contra a porta da cabine. 

Depois disso, Lubitz não teria falado mais nada, mas é possível ouvir sua respiração, segundo os investigadores.

O acidente

O avião Aibus A320 da companhia aérea Germanwings caiu nesta terça-feira (24) na região dos Alpes franceses, perto da cidade de Barcelonnette, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Nice. A aeronave carregava 144 passageiros e seis tripulantes. Segundo o presidente francês François Hollande, não há possibilidade de sobreviventes.

Vídeo mostra copiloto alemão rindo enquanto aprendia a voar:

O voo 4U9525 saiu de Barcelona, Espanha, em direção à cidade alemã de Düsseldorf, e desapareceu após 46 minutos da decolagem, por volta das 11h locais, após emitir mensagem de socorro. Equipes de resgate foram encaminhadas ao local, de difícil acesso.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade