PUBLICIDADE

Europa

Controlador jogava game antes de choque de trens na Alemanha

Investigadores afirmam que responsável por liberar trilhos para os maquinistas estava jogando no celular.

13 abr 2016 - 14h57
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Autoridades da cidade de Rosenheim, no sul da Alemanha, prenderam de forma preventiva nessa terça-feira (12) o controlador de tráfego que é acusado de provocar um acidente entre dois trens em fevereiro. A tragédia aconteceu na localidade de Bad Aibling e deixou 12 mortos e 80 feridos.

Segundo os promotores de Traunstein, o funcionário da Deutsche Bahn, empresa ferroviária da Alemanha, estava distraído com um jogo de celular até instantes antes da tragédia. O homem de 39 anos está agora sendo acusado de homicídio culposo.

Os investigadores suspeitam que, por estar distraído com o jogo, o controlador de tráfego se enganou na hora de liberar o trecho único para os dois trens, que andavam em sentidos opostos. Em seguida, ele enviou uma mensagem de emergência, mas apertou o botão errado e ela foi enviada a outros controladores e não aos maquinistas. Quando os colegas o alertaram, ele enviou a mensagem de alerta aos maquinistas, mas já era tarde.

Os investigadores disseram que o controlador admitiu estar jogando no celular, mas negou que isso tivesse desviado sua atenção. Ele está agora sujeito a uma pena maior do que quando só era acusado de enviar um sinal errado.

Em 9 de fevereiro, o controlador liberou simultaneamente o mesmo trecho de uma linha férrea única para os dois trens, que andavam em sentidos opostos e colidiram frontalmente. Uma semana depois, autoridades disseram que houve falha humana. O acidente em Bad Aibling é um dos mais graves da história da Alemanha.

Um dos mais de 80 feridos morreu nesta quarta-feira, elevando o número de vítimas de 11 para 12.

KG/dpa/rtr/afp

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade