PUBLICIDADE

Europa

Britânicos comparecem às urnas para eleições acirradas

Quase 45 milhões de eleitores estão registrados, mas o voto não é obrigatório

7 mai 2015 - 07h18
(atualizado às 07h48)
Compartilhar
Exibir comentários
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron e sua esposa Samantha depois de votarem em Spelsbury, região central da Inglaterra
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron e sua esposa Samantha depois de votarem em Spelsbury, região central da Inglaterra
Foto: Eddie Keogh / Reuters

Os locais de votação abriram as portas nesta quinta-feira no Reino Unido para as eleições que definirão o próximo primeiro-ministro e que já são consideradas uma das mais disputadas da história.

As zonas eleitorais abriram às 7h (3h de Brasília) e a votação prosseguirá até 22h (18h de Brasília). Quase 45 milhões de eleitores estão registrados, mas o voto não é obrigatório.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Ao final de votação será divulgada uma pesquisa de boca de urna, mas o resultado oficial definitivo só deve ser conhecido por volta de meio-dia de sexta-feira.

O atual primeiro-ministro, o conservador David Cameron, e o líder trabalhista, Ed Miliband, disputam o posto de chefe de Governo, mas as pesquisas apontam que nenhum partido deve obter maioria absoluta na Câmara dos Comuns, o que exigirá o apoio de outros partidos para formar o governo.

"Estas eleições me recordam o que Winston Churchill pensava da Rússia: uma charada envolvida em um mistério dentro de um enigma", resumiu Bernard Ingham, que foi diretor de comunicação de Margaret Thatcher.

Neste cenário, o avanço dos nacionalistas escoceses liderados por Nicola Sturgeon se tornou o grande tema da campanha, pois o partido SNP pode ter a chave do poder em Londres, ao mesmo tempo que defende a independência da Escócia.

Líder do Partido Trabalhista escocês Jim Murphy chega para votação em Glasgow, Escócia, Grã-Bretanha
Líder do Partido Trabalhista escocês Jim Murphy chega para votação em Glasgow, Escócia, Grã-Bretanha
Foto: Russell Cheyne / Reuters

Os democrata-liberais liderados por Nick Clegg, que integram a atual coalizão de governo de Cameron, também aparecem como potenciais objetos do cortejo do partido que conquistar mais deputados.

Os candidatos pretendem votar cedo: Cameron em Witney, no condado de Oxfordshire, sul da Inglaterra; Miliband em Sutton, em North Yorkshire, norte da Inglaterra, e Clegg em Sheffield Hallam, também na região norte.

Conservadores e trabalhistas aparecem empatados em pesquisa 

Os conservadores, de situação, e os trabalhistas, de oposição, apareceram empatados com 33 por cento de apoio na última pesquisa de intenção de voto do instituto Lord Ashcroft para a eleição nacional britânica, que já estava em andamento nesta quinta-feira.

Nos dois levantamentos Ashcroft anteriores, os conservadores estavam na liderança, com dois pontos de vantagem nesta semana e seis pontos de frente no fim de abril.

O apoio aos liberais-democratas, parceiros dos conservadores na coalizão governista, tinham 10 por cento de apoio, enquanto o Ukip, contrário à União Europeia, tinha 11 por cento e os verdes apareceram com 6 por cento.

A pesquisa Ashcroft ouviu mais de 3.000 pessoas nos dias 5 e 6 de maio.

Com informações da Reuters e AFP

Princesa de Cambridge é 4ª na linha de sucessão:
Fonte: Terra
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade