PUBLICIDADE

Europa

Conservador Duda ganha eleições presidenciais na Polônia, aponta boca de urna

24 mai 2015 - 18h24
Compartilhar
Exibir comentários

O conservador Andrzej Duda foi eleito neste domingo presidente de Polônia com 53% dos votos, derrotando o chefe de Estado de centro-direita, Bronislaw Komorowski, que teve 47%, segundo as pesquisas de boca de urna.

A vitória do jurista de 43 anos, que deve que ser confirmada oficialmente na segunda-feira, pode abrir caminho para o retorno ao poder de seu mentor intelectual, o eurocético Jaroslaw Kaczynski, líder do partido conservador e populista Direito e Justiça (PiS).

Komorowski reconheceu imediatamente sua derrota e parabenizou seu adversário.

"Queridos amigos, não conseguimos desta vez. Os cidadãos de uma Polônia livre e democrática decidiram assim. Por isso, felicito meu rival. O felicito pelo resultado e lhe desejo um bom mandato presidencial, já que desejo o melhor para a Polônia", declarou Komorowski.

No quartel-general de Duda, o anúncio foi acolhido com uma explosão de alegria por seus simpatizantes, que gritavam em coro seu nome.

O vencedor agradeceu a Komorowski por sus palavras, assim como àqueles que votaram nele, expressando seu desejo de que "sejam ainda mais nas próximas eleições".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade