PUBLICIDADE

Europa

Conheça a biografia de Willem-Alexander, próximo rei da Holanda

28 jan 2013 - 16h52
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Willem-Alexander da Holanda, príncipe de Orange-Nassau e primogênito da rainha Beatrix, que abdicou hoje do trono, nasceu em 27 de abril de 1967 no Hospital Universitário de Utrecht (Holanda). Ele passou sua infância no castelo de Drakensteyn, na vila de Lage Vuursche, perto de Utrecht.

Willem-Alexander posa com sua mulher, Máxima, e as filhas Catharina Amalia, Alexia e Ariane, em foto de 2012
Willem-Alexander posa com sua mulher, Máxima, e as filhas Catharina Amalia, Alexia e Ariane, em foto de 2012
Foto: AFP

Desde que Beatrix subiu ao trono da Holanda, em 1980, o príncipe se transformou em herdeiro da Coroa. Como tal, ostenta os títulos de Príncipe de Orange-Nassau, título histórico reservado ao filho mais velho do monarca. Em 1981, Willem se mudou com a Família Real para Haia e, em 1985, obteve o título de Bacharel Internacional no Atlantic College de Llantwit Major, no País de Gales.

Da mesma forma que a rainha Beatrix, ele é membro do Conselho de Estado desde sua maioridade. Finalizado seu serviço militar na Marinha Real, em 1987, e após uma formação de vários meses no Instituto Real da Marinha em Helder, Willem embarcou em vários navios militares.

Formado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Leyde, o príncipe obteve um mestrado em História em 1993. Após finalizar sua formação acadêmica, ele obteve o diploma militar de piloto no 334º Esquadrão de Transporte do Aeronáutica. O príncipe possui os graus de capitão de Navio, coronel de Infantaria e coronel da Força Aérea.

Desde que terminou seus estudos, Willem representa cada vez com mais frequência a Casa Real em atos oficiais. Outras de suas obrigações oficiais são a presidência da Fundação Orange e suas visitas regulares a instituições públicas, que lhe permitem estar a par do funcionamento da vida política dos Países Baixos. Uma das matérias que ocupam sua atenção é a gestão de água. Neste sentido, desde 2006 Willem preside a junta assessora de Águas e Serviços da Secretaria-Geral da ONU.

O príncipe foi membro do alto patronato do Comitê Olímpico Holandês e, desde fevereiro de 1998, pertence ao Comitê Olímpico Internacional. Willem está casado desde 2 de fevereiro de 2002 com a princesa Máxima Zorreguieta, nascida na Argentina e filha de um ministro da ditadura que governou o país entre 1976 e 1983.

Os príncipes têm três filhas: Catharina Amalia (2003) - que agora é a princesa herdeira -, Alexia (2005) e Ariane (2007). Desde 1995, o príncipe William Alejandro reside em um palacete contíguo ao palácio real em Haia. Um dos momentos mais traumáticos de sua vida foi o acidente de seu irmão Friso, soterrado por uma avalanche e que está em coma desde fevereiro de 2012.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade