PUBLICIDADE

Europa

Congresso dos EUA aprovar ataque à Síria é ato de agressão, diz Putin

4 set 2013 - 10h28
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente russo quer evidências concretas para apoiar resolução da ONU em ataque contra a Síria
Presidente russo quer evidências concretas para apoiar resolução da ONU em ataque contra a Síria
Foto: AP

O presidente russo Vladimir Putin advertiu nesta quarta-feira ao Congresso dos Estados Unidos que considerará uma agressão se o ataque à Síria proposto pelo presidente Barack Obama for aprovado.

"Nenhum congresso do mundo pode autorizar tal coisa, já que isso seria autorizar uma agressão, pois tudo que não sai do Conselho de Segurança da ONU é uma agressão, com exceção da própria defesa", disse Putin aos membros do Conselho de Direitos Humanos do Kremlin, segundo as agências de notícias russas.

"Mas a Síria, como sabemos, não atacou os Estados Unidos, portanto, sem dúvida, não pode ser uma questão de defesa", enfatizou Putin. "Agora o Congresso dos Estados Unidos e o Senado estão ocupados em legitimar a agressão, e todos nós estamos colados às telas de televisão para ver se será permitido ou não", acrescentou.

Putin também acusou o secretário de Estado americano, John Kerry, de mentir ao Congresso sobre o papel da rede militante Al-Qaeda no conflito sírio ao buscar aprovação dos parlamentares dos Estados Unidos para uma ação militar contra o governo da Síria.

Com informações de agências internacionais

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/">Raio-x de uma máquina de guerra</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade