PUBLICIDADE

Europa

Confrontos entre milícias tuaregues e o exército do Mali

5 jun 2013 - 09h49
(atualizado às 09h53)
Compartilhar

Rebeldes tuaregues do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA) enfrentaram nesta quarta-feira soldados malinenses na região de Anefis, no norte do Mali, que o exército tenta recuperar, indicaram à AFP fontes militares.

"Nossas tropas entraram em confrontos na zona de Anefis contra bandidos armados que sofreram muitas perdas em veículos e em homens", declarou o porta-voz do exército malinense, Souleymane Maiga.

Fontes do MNLA confirmaram os confrontos.

"O exército malinense atacou nossas posições nesta manhã em Anefis. Na manhã desta quarta-feira decidiu solucionar a situação através da guerra e o governo malinense assumirá todas as consequências", disse à AFP Mahamadou Djeri Maiga, vice-presidente do MNLA.

Já a França convocou nesta quarta-feira os "grupos armados" presentes no norte do Mali a "depor as armas".

"No Mali só pode e só deve haver um único exército" que possa ser mobilizado no conjunto do território, declarou o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Philippe Lalliot.

Esta mobilização deve ser feita de forma pacífica, razão pela qual "convocamos os grupos armados a entregar as armas e a seguir falando com as autoridades".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade