PUBLICIDADE

Europa

Confrontos entre manifestantes e policiais ocorrem perto da praça Taksim

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas e dezenas foram presas

3 ago 2013 - 17h49
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia usou água para conter um grupo de manifestantes
Polícia usou água para conter um grupo de manifestantes
Foto: AFP

Violentos confrontos entre a polícia e centenas de manifestantes deixaram dezenas de feridos na noite deste sábado em Istambul, na avenida Istiklal, próxima à emblemática praça Taksim. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas e dezenas foram presas pela polícia.

A polícia também prendeu comerciantes suspeitos de terem ajudado os manifestantes nas ruas adjacentes à avenida Istiklal. Pelo menos três jornalistas foram feridos por balas de borracha atiradas durante os confrontos. A polícia tentou dispersar os manifestantes usando granadas, gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Cerca de 300 pessoas se reuniram no início da noite deste sábado, três dias depois da última manifestação, convocadas por organizações não-oficiais de apoio ao movimento Gezi, que sacode a Turquia desde o mês de junho.

Com gritos de "todos juntos contra o fascismo", ou "isto não é uma revolta, é um movimento por nossas liberdades", os protestos começaram na avenida Istiklal, cercada desde o início da manhã por um grande aparato policial. O acesso ao parque Gezi e a praça Taksim, palcos do movimento de contestação e locais de reunião de manifestantes, foram interditados ao público.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade