PUBLICIDADE

Europa

Rússia: confrontos em ato da causa homossexual termina com 20 detidos

12 out 2013 - 10h11
(atualizado às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Ativistas dos direitos homossexuais se beijam enquanto são detidos pela polícia na Rússia
Ativistas dos direitos homossexuais se beijam enquanto são detidos pela polícia na Rússia
Foto: Reuters

Vinte pessoas foram detidas neste sábado em São Petersburgo, segunda cidade da Rússia (noroeste), em confrontos durante uma ação de militantes de defesa dos direitos dos homossexuais, observou um fotógrafo da AFP.

Os 20 militantes se reuniram perto de um complexo comemorativo do Campo de Marte, em pleno centro de São Petersburgo, onde agitaram bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes nos quais era possível ler, entre outros, "Parem com a homofobia na Rússia!".

Mas o ato foi interrompido quando um grupo de cerca de 50 cristãos ortodoxos, que interpretavam cantos religiosos e oravam, atacaram os ativistas, comprovou um jornalista da AFP.

A polícia interveio e deteve 20 pessoas, incluindo ativistas dos dois lados.

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou no fim de junho uma lei de condenação à propaganda da homossexualidade ante os menores.

Denunciado por muitos defensores dos Direitos Humanos na Rússia, que acreditam que sua formulação aberta abre caminho a uma interpretação muito ampla, este texto provocou fortes reações entre os defensores dos direitos dos homossexuais no mundo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade