PUBLICIDADE

Europa

Itália inicia julgamento sobre ligação do governo com a máfia

27 mai 2013 - 08h10
(atualizado às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O julgamento sobre supostas negociações entre funcionários do governo e representantes da máfia após uma série de ataques com bomba e assassinatos nos anos 1990 começou nesta segunda-feira na Sicília.

Segundo a acusação, os membros do governo concordaram em ser menos severos com os integrantes da máfia, reduzindo o número de detenções e melhorando as condições de prisão, em troca do fim dos ataques. Dez pessoas, entre elas o ministro do Interior da época, Nicola Mancino, e o chefe da máfia Toto Riina, estão no banco dos réus.

Os promotores também pretendem convocar para prestar depoimento figuras políticas como o presidente da República, Giorgio Napolitano. "Combati a máfia. Não posso estar no mesmo julgamento que os chefes da máfia", disse Mancino antes do início das audiências. "Pediremos que o julgamento seja arquivado", disse Mancino, que é acusado de falso testemunho.

A promotoria alega que depois dos assassinatos de dois juízes que combatiam a máfia em 1992, importantes autoridades do governo italiano iniciaram negociações secretas com a máfia. Mancino está sendo julgado ao lado do ex-senador Marcello dell'Utri e de três ex-comandantes da polícia, Antonio Subranni, Mario Mori e Giuseppe De Donno. Os ex-chefes da máfia Riina, Leoluca Bagarella e Antonio Cina, assim como os foragidos Giovanni Brusca e Massimo Ciancimino, também são julgados.

Como parte da investigação, os promotores ouviram uma conversa telefônica entre Mancino e Napolitano, o que provocou um confronto entre a procuradoria e a presidência italiana. Por decisão de um tribunal, a fita foi destruída e o conteúdo não foi revelado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade