PUBLICIDADE

Europa

Comboio russo de ajuda humanitária chega ao leste da Ucrânia

Ao contrário de comboios enviados anteriormente, este não foi escoltado por integrantes de organizações internacionais

20 set 2014 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um homem caminha em dire&ccedil;&atilde;o a um comboio russo que transporta&nbsp;ajuda humanit&aacute;ria para&nbsp;Donetsk, leste da Ucr&acirc;nia, em 20 de setembro</p>
Um homem caminha em direção a um comboio russo que transporta ajuda humanitária para Donetsk, leste da Ucrânia, em 20 de setembro
Foto: Marko Djurica / Reuters

O terceiro comboio russo de ajuda humanitária chegou ao leste da Ucrânia, controlado pelos separatistas pró-Rússia, anunciou neste sábado o governo de Moscou.

O comboio, com água e alimentos, chegou a Donetsk, informou à AFP Alexander Drobichevski, porta-voz do ministério das Situações de Emergência.

Ele afirmou que este é o primeiro comboio que viaja até Donetsk e não foi escoltado por nenhum representante de organismos internacionais ou de Kiev.

A Rússia já havia enviado dois comboios, em agosto e no início de setembro, para a região de Lugansk, no leste separatista. Nenhum deles recebeu a aprovação de Kiev ou da Cruz Vermelha.

De acordo com o canal de televisão Rosiya 24, o terceiro comboio, com quase 200 veículos, transporta 200 geradores elétricos, água e comida. Até o último momento a rota foi mantida em sigilo.

Centenas de milhares de civis sofrem no leste do país com a falta de alimentos e de produtos básicos, como água e energia elétrica, em consequência dos combates entre separatistas e as forças governamentais.

Apesar do cessar-fogo estabelecido em 5 de setembro, a cada dia são registrados ataques no leste da Ucrânia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade