PUBLICIDADE

Europa

Com residência fixa, Snowden espera visita do pai na Rússia

Advogado do ex-consultor da CIA convidou o pai, amigos e o defensor nos EUA para visitar Snowden

6 ago 2013 - 16h58
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden já tem um endereço fixo na Rússia, e seu pai, o advogado dele nos Estados Unidos e amigos iniciaram o processo de obtenção de vistos para visitá-lo, anunciou seu advogado russo nesta terça-feira.

"Enviei um convite ao pai de Snowden, a seu advogado americano e a seus amigos", disse o advogado de Snowden na Rússia, Anatoly Kucherena, em entrevista à rádio FM Kommersant. "O convite já foi enviado. Estamos esperando que os vistos sejam processados", acrescentou.

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional vive em uma localidade desconhecida, depois que o governo russo lhe concedeu asilo por um ano. Snowden é considerado foragido pela Justiça americana por ter divulgado detalhes dos programas de vigilância das comunicações eletrônicas por parte da agência americana.

Na semana passada, Snowden deixou o aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, onde passou mais de um mês esperando para receber asilo. Durante esse período, ele esteve acompanhado da colaboradora do site WikiLeaks Sarah Harrison.

Kucherena informou que Snowden provavelmente conversará com o pai sobre o que fará em sua nova vida na Rússia. Também nesta terça, o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Elías Jaua, reiterou sua oferta de asilo a Snowden, em entrevista à emissora russa RT.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade