PUBLICIDADE

Mundo

Com rap, campanha discute suicídio masculino no Reino Unido

Campanha quer encorajar homens a discutir sentimentos e falar sobre problemas psicológicos

19 nov 2015 - 18h27
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Rapman participa de vídeo que discute isolamento de que tem problemas psicológicos
Rapman participa de vídeo que discute isolamento de que tem problemas psicológicos
Foto: Divulgação

Principal causa de mortalidade entre homens de menos de 45 anos no Reino Unido, o suicídio se transformou em uma questão de saúde pública no país. Uma campanha idealizada por uma ONG britânica especializada na assistência psicológica tenta usar a música e as mídias sociais como forma de conscientização.

Siga Terra Notícias no Twitter

Em parceria com os sites de vídeos SBTV e Unilad - este último uma das grandes fábricas de "virais" em redes como o Facebook -, a campanha quer encorajar homens a discutir sentimentos e conversar mais abertamente sobre problemas psicológicos.

12 mortes por dia

Idealizada pela CALM (sigla em inglês para Campanha Contra Uma Vida Deprimente), a iniciativa, que ganhou o slogan "Não Seja Mais Uma Estatística", tem o endosso do rapper Rapman, para quem o assunto do suicídio masculino traz lembranças pessoais. "Há uns anos, um amigo me ligou e contou que iria se suicidar. Consegui convencê-lo a procurar tratamento depois de conversar horas com ele pelo telefone", diz Rapman.

"Meses depois ele tinha um novo emprego e uma namorada. Fiquei imaginando o que poderia ter acontecido se não tivéssemos conversado e quantas mais pessoas estariam nessa situação."

Rapman compôs uma música especialmente para a campanha: Rollercoaster.

Jamal Edwards, fundador da SBTV, também tem motivos especiais para apoiar a campanha. Dois amigos se suicidaram. "Muitos homens neste país ainda preferem ir jogar futebol ou ficar na frente da TV em vez de discutir seus sentimentos. Pedir ajuda é visto como algo que não é cool", afirma Edwards, que fez fortuna com a produção de vídeos voltados para a internet, um negócio que começou em seu apartamento em um conjunto habitacional de Londres.

Em 2014, mais de 4,6 mil homens se mataram no Reino Unido. Isso correspondeu a 12 pessoas por dia, ou uma a cada duas horas.

Jamal Edwards teve dois amigos que se suicidaram
Jamal Edwards teve dois amigos que se suicidaram
Foto: Divulgação
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade