PUBLICIDADE

Europa

Com declínio no número de presos, Suécia fecha quatro cadeias

13 nov 2013 - 01h52
(atualizado às 01h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Com uma queda no número de presos de cerca de 1% ao ano desde 2004 - e a expectativa de que o quadro se acentue nos próximos anos -, o governo sueco anunciou, nesta semana, que fechará quatro cadeias e um centro de prisão preventiva. As informações são do The Guardian.

"A queda é fora do comum. Teremos que fechar parte da nossa infraestrutura que não é necessária no momento", delcarou o chefe do Sistema Penitenciário Sueco, Nils Öberg.

Serão desativadas as prisões das cidades de Åby, Haja, Båtshagen e Kristianstad - as duas primeiras provavelmente serão vendidas e as restantes devem ser utilizadas por outros serviços públicos.

"Nos esforçamos muito na reabilitação e prevenção de recaídas dos presos. Isso certamente teve um impacto, mas não sei se pode justificar uma queda tão grande", analisou Öberg.

Outra explicação para o declínio podem ser as penas menos severas aplicadas por tribunais suecos para crimes relacionados a drogas nos últimos anos. Segundo Öberg, em março deste ano havia 200 pessoas a menos cumprindo penas por delitos relacionados a drogas que um ano antes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade