PUBLICIDADE

Europa

Colégios eleitorais para legislativas abrem na Albânia

23 jun 2013 - 02h28
(atualizado às 02h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Os colégios eleitorais na Albânia abriram hoje suas portas às 7h (horário local, 2h de Brasília) para um pleito no qual serão escolhidos um novo parlamento e governo para um mandato de quatro anos. Mais de 3,2 milhões de eleitores foram convocados às urnas, distribuídas nos 5.508 colégios eleitorais das 12 circunscrições do país.

No total 7.127 candidatos concorrem por 66 partidos e dois independentes para ocupar as 140 cadeiras do Parlamento, que elegerá o novo chefe de governo. A favorita é a Aliança pela Albânia Europeia, uma coalizão que reúne 37 partidos de esquerda liderada pelo Partido Socialista (PS) do ex-prefeito de Tirana Edi Galho, cuja legenda está há oito anos na oposição.

A coalizão rival é a Aliança para o Emprego, Prosperidade e Integração, formada por 25 partidos liderados pelo Partido Democrático (PD) do primeiro-ministro conservador Sali Berisha, que concorre a um terceiro mandato. Como novo partido que aspira a obter cadeiras figura o direitista Novo Espírito Democrático formado no ano passado pelo ex-presidente Bamir Topi.

A comunidade internacional teme atos violentos e irregularidades durante a votação e a apuração, como aconteceu nas eleições anteriores, por isso que desdobrou uma vasta equipe de mais de 500 observadores, aos quais se somaram 8.000 locais. Mais de 6.000 policiais vigiarão a ordem até o encerramento da votação às 19h (14h de Brasília).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade