PUBLICIDADE

Europa

Coalizão grega não chega a acordo e tudo aponta para ruptura de governo

20 jun 2013 - 18h37
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na última quinta-feira, multidão protestou em frente à sede da televisão estatal ERT, em Atenas</p>
Na última quinta-feira, multidão protestou em frente à sede da televisão estatal ERT, em Atenas
Foto: AP

A coalizão de governo não chegou a um acordo sobre a crise surgida em torno do fechamento da radiotelevisão pública ERT, o que aponta para uma ruptura do governo. O líder da esquerda moderada Dimar, Fotis Kouvelis, anunciou que na reunião desta quinta-feira não se chegou a um acordo, mas não assinalou se seu partido deixará a coalizão.

Por sua vez, o chefe do partido social-democrata Pasok, Evangelos Venizelos, reconheceu o fracasso da negociação em torno da ERT, mas deixou entrever que, apesar de tudo, considera melhor permanecer no governo.

"O que é melhor para os trabalhadores da ERT, que se dissolva o Parlamento ou que se renegocie o tratado de coalizão?", questionou Venizelos em uma declaração perante a imprensa antes de reunir-se com seu grupo parlamentar. Venizelos convidou diretamente a Dimar a permanecer no governo e seguir lutando conjuntamente por uma reestruturação das regras da coalizão.

Tanto Venizelos como Kouvelis responsabilizaram o primeiro-ministro conservador, Antonis Samaras, do fracasso por não ter aceitado sua exigência de cumprir a ordem do tribunal supremo administrativo de restabelecer imediatamente o sinal da "ERT" e fazer uma reestruturação a partir do ente existente.

Por sua parte, Samaras convocou um Conselho de Ministros, no qual só estão presentes os ministros de seu partido conservador.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade