PUBLICIDADE

Europa

Coalizão de Merkel lidera pesquisa pela primeira vez em quatro anos

1 ago 2013 - 12h25
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A coalizão de centro-direita da chanceler alemã, Angela Merkel, tem apoio suficiente para obter maioria na eleição parlamentar de 22 de setembro, revelou um pesquisa nesta quinta-feira, na primeira vez em quatro anos que o grupo aparece na liderança.

A pesquisa do Infratest-dimap colocou os conservadores, de Merkel, com 42% de apoio, sem alteração em relação à semana anterior, mas o ganho de um ponto do aliado Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão) levou a coalizão a um somatório total de 47%.

Assim, disse o Infratest, o grupo de centro-direita superou os partidos de oposição, que juntos somaram 46%, pela primeira vez desde novembro de 2009. A maioria na Câmara baixa do Parlamento alemão pode ser assegurada com o apoio de menos de 50%, se os partidos em questão tiveram mais assentos do que os outros juntos.

A pesquisa mostrou que o principal partido de oposição, o Partido Social-Democrata (SPD), cresceu 1 ponto, para 26%, enquanto o Partido Verde perdeu 1 ponto, indo a 13%, e o radical A Esquerda ficou estável em 7%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade