PUBLICIDADE

Cientistas descobrem "continente" pré-histórico no Oceano Índico

24 fev 2013 - 21h04
(atualizado às 22h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Um "micro continente" pré-histórico, escondido de baixo de uma camada de lava foi identificado a milhares de metros de profundidade no Oceano Índico, perto das Ilhas Maurício e da Ilha da Reunião, revelou um estudo publicado neste domingo na revista científica britância Nature Geoscience.

Arqueólogos no Iraque anunciam a descoberta de tesouro de 1,5 mil anos. Moedas de ouro serão levadas para análise em laboratório.
Arqueólogos no Iraque anunciam a descoberta de tesouro de 1,5 mil anos. Moedas de ouro serão levadas para análise em laboratório.
Foto: AFP

O fragmento de continente, batizado Mauritia, se desprendeu há cerca de 60 milhões de anos de Madagascar na época em que esta grande ilha estava se afastando da Índia.

A formação dos continentes é associada a colunas eruptivas, com a subida de rochas extremamente quentes oriundas do manto terrestre. O calor é tanto que acaba separando as placas tectónicas ao parti-las em dois.

A parte oriental de Gondwana, um "supercontinente" surgido há 600 milhões de anos, começou a ser partida durante o período jurássico. Em seguida ocorreram vários outros desprendimentos que deram lugar a Madagascar, Índia, Austrália e Antártida.

No entanto, alguns pedaços destas massas continentais podem ter se perdido durante o deslocamento, como as Ilhas Seychelles, consideradas até hoje uma curiosidade geológica pelos cientistas.

"Conseguimos mostrar que fragmentos de continentes continuaram se deslocando em cima da coluna eruptiva da Ilha da Reunião, o que explica porque foram cobertas por rochas vulcânicas", explicou Bernard Steinberger, do centro de pesquisas alemão GFZ. "O Oceano Índico pode estar cheio de fragmentos de continente", concluiu o estudo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade