2 eventos ao vivo

Chuva e frio ameaçam Jubileu de Diamante de Elizabeth II

2 jun 2012
08h44
atualizado às 18h18
  • separator

Festas, desfiles e um grande show estão programados para comemorar, durante um fim de semana prolongado de quatro dias, o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, mas a ameaça de chuva e frio no Reino Unido pode estragar boa parte das comemorações. De amanhã até a próxima terça-feira é esperada a participação de milhões de pessoas nas celebrações nacionais para honrar os 60 anos de reinado de Elizabeth II, que foram organizadas durante dois anos e darão aos britânicos um autêntico "feriadão".

Como fez desde o ano de sua coroação, em 1953, a rainha assistirá hoje a uma das corridas de cavalos mais importantes do país, o Derby de Epsom, que marcará o início das comemorações. Dos quatro dias de festa, o domingo é o mais esperado. Será amanhã que mil embarcações - uma delas com a presença da monarca - vão cruzar, durante três horas, o rio Tâmisa. O evento custou 12 milhões de libras (R$ 37,5 milhões), arrecadados através de doações particulares.

Londres não é testemunha de um espetáculo fluvial desta magnitude desde 1890, e espera-se que ele seja visto por uma multidão nas margens do Tâmisa. Além disso, também no domingo serão realizados vários eventos ao ar livre em todo o Reino Unido, como festas em ruas e praças e piqueniques em parques. , claro, se o clima permitir, já que a previsão anuncia chuvas e uma forte queda das temperaturas, com a máxima chegando a apenas 10 graus, o que pode botar água no chope de Elizabeth II.

Os organizadores, com o temor de que as condições meteorológicas adversas desanimem os britânicos, fizeram um apelo para que eles participem das festas, apesar do mau tempo. "Trata-se de comemorar o fato de sermos britânicos, e lidar com a chuva é algo intrinsecamente britânico. De fato, as pessoas com boa memória lembrarão que choveu no dia da coroação de Elizabeth II, há 60 anos", afirmou Lorde Salisbury, presidente da Fundação Jubileu de Diamante.

Na segunda-feira, também ao ar livre, as celebrações continuarão com um show cujo pano de fundo será o Palácio de Buckingham e que contará com a presença da família real. O evento terá grandes nomes da música, como Paul McCartney, Stevie Wonder, Elton John, Annie Lennox, Robbie Williams e Kylie Minogue. O Jubileu de Diamante terá seu ponto final na terça-feira, com uma missa na catedral de St. Paul, um desfile de carruagens pelo centro de Londres e a saudação da família real na sacada do Palácio de Buckingham.

Os britânicos têm reagido a estas celebrações com muito entusiasmo e com um furor monárquico evidenciado por uma multidão de bandeiras do país penduradas em ruas, lojas, pubs e casas, e com a compra de milhares de objetos de lembrança relacionados à rainha. Para esta ocasião, as prefeituras concederam mais autorizações para festas de rua do que quando foi realizado o casamento do príncipe William, neto de Elizabeth II, e Catherine Middleton, em abril de 2011.

Segundo os últimos números oficiais, as administrações municipais tiveram que atender 9.500 solicitações para fechar ruas, 4 mil a mais do que no ano passado, o que permitirá aos moradores tirar mesas, cadeiras e pendurar bandeiras em postes para comemorar o jubileu.

EFE   
publicidade