PUBLICIDADE

Europa

Chanceleres da UE vão discutir novas sanções contra Rússia por Ucrânia

27 jan 2015 - 07h47
Compartilhar

Líderes da União Europeia pediram a seus ministros das Relações Exteriores nesta terça-feira para considerar uma resposta apropriada aos novos confrontos no leste da Ucrânia, incluindo novas sanções contra a Rússia, quando os chanceleres se reunirem em Bruxelas na quinta-feira.

Familiar de vítima de bombardeio em cemitério de Mariupol. 27/01/2015
Familiar de vítima de bombardeio em cemitério de Mariupol. 27/01/2015
Foto: Maksim Levin / Reuters

"Expressamos nossa preocupação com a deterioração da segurança e da situação humanitária no leste da Ucrânia. Condenamos a morte de civis durante bombardeios indiscriminados à cidade de Mariupol em 24 de janeiro de 2015", disseram os líderes em um raro comunicado conjunto.

"Notamos evidências de apoio contínuo e crescente aos separatistas dado pela Rússia, o que reforça a responsabilidade da Rússia. Fazemos uma pelo à Rússia para que condene as ações dos separatistas e que implemente os acordos de Minsk", disseram.

"Em vista da piora da situação, pedimos ao Conselho de Relações Exteriores que avalie a situação e considere ação apropriada, em particular futuras medidas restritivas, tendo como objetivo a implementação rápida e completa dos acordos de Minsk."

Os líderes disseram que vão avaliar a situação em seu próximo encontro, em fevereiro.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade