PUBLICIDADE

Europa

Chanceler alemã visita cidade fortemente atingida por inundações

4 jun 2013 - 12h04
(atualizado às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Merkel caminha por uma rua inundada da cidade de Pirna
Merkel caminha por uma rua inundada da cidade de Pirna
Foto: Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, viajou nesta terça-feira para Passau, no sul da Alemanha, uma das cidades mais atingidas pelas inundações que causam estragos em vários países europeus, onde já foram registradas 11 mortes.

Merkel, usando um casaco negro e botas, percorreu as ruas de Passau, cidade situada na confluência dos rios Danúbio, Eno e Ilz. O centro da cidade está completamente inundado e vários moradores estão sem luz e água potável.

Merkel elogiou os serviços de socorro e prometeu 100 milhões de euros de ajuda imediata para as regiões afetadas. A chanceler também visitou várias cidades atingidas na Saxônia e na Turíngia (leste), onde as águas seguiam crescendo. Na Alemanha, o governo mobilizou 4.000 soldados para ajudar a população.

A chanceler alemã ajudou a carregar sacos de areia para conter as águas
A chanceler alemã ajudou a carregar sacos de areia para conter as águas
Foto: AP
Mortes na República Tcheca

Oito pessoas morreram na República Tcheca, onde as autoridades indicaram as descobertas de um corpo em um rio próximo à fronteira com a Polônia, de dois perto da Áustria e de um nas imediações da fronteira com a Suíça.

A cheia do rio Moldava chegou ao nível máximo nesta terça-feira em Praga e as inundações já atingem o norte da República Tcheca. "O rio acaba de alcançar seu ponto mais alto em Praga e as inundações vão chegar esta noite a Usti nad Labem", disse o porta-voz do Instituto Tcheco de Hidrometereologia, Petr Dvorak.

A cidade industrial de Usti nad Labemm, de 100 mil habitantes, está situada às margens do rio Elba, a cerca de 30 km da fronteira com a Alemanha. Várias indústrias químicas da região suspenderam as atividades por precaução na segunda-feira, entre elas a fábrica Spolana, na cidade de Neratovice, que fica 20 km ao norte de Praga, onde as inundações de 2002 derramaram toneladas de cloro líquido no Elba.

"Os habitantes de Usti nad Labem estão desesperados. Uma grande quantidade está desempregada e muitos tinham perdido suas casas em 2002", disse à AFP Martina Hrabetova, moradora da cidade. Centenas de casas de Usti nad Labem ficaram sem energia elétrica, gás e água.

O primeiro-ministro tcheco, Petr Necas, visitou nesta terça a região para anunciar que o governo disporá de 155 milhões de euros para reparar os danos causados pelas inundações.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade