PUBLICIDADE

Europa

Cerca de 500 pessoas se manifestam contra a monarquia em Madri

Alguns manifestantes taparam a boca com esparadrapos com a palavra "liberdade" escrita e outros gritavam palavras de ordem como "a voz do povo não é ilegal", "abaixo o estado policial"

19 jun 2014 - 11h10
Compartilhar
<p>Republicanos fazem manifesta&ccedil;&atilde;o contra a monarquia durante a cerim&ocirc;nia de posse do rei Felipe VI, na Espanha</p>
Republicanos fazem manifestação contra a monarquia durante a cerimônia de posse do rei Felipe VI, na Espanha
Foto: Reuters

Cerca de 500 pessoas se manifestaram nesta quinta-feira pelo centro de Madri a favor da república sem que fossem registrados incidentes com os grupos que se deslocavam pela cidade para homenagear os novos reis da Espanha em sua comitiva do Congresso até o Palácio Real.

Segundo explicou à Agência Efe um porta-voz dos concentrados, Damián Caballero, essa manifestação foi organizada ontem "de maneira espontânea" após ser divulgada a decisão da Justiça de proibir a concentração que havia convocado um movimento republicano para o meio-dia de hoje na Porta do Sol.

Alguns manifestantes taparam a boca com esparadrapos com a palavra "liberdade" escrita e outros gritavam palavras de ordem como "a voz do povo não é ilegal", "abaixo o estado policial".

A Polícia Nacional impediu a passagem deles para a Porta do Sol em um primeiro momento mas, depois, permitiu se concentrarem em uma lateral da praça.

Segundo fontes policiais foram detidas três pessoas nos arredores da Porta do Sol por desobediência e resistência à autoridade quando se iniciava a manifestação.

Dentro do alerta antiterrorista, os agentes da brigada provincial de Informação de Madri montaram um esquema há dias para evitar incidentes na jornada de proclamação do novo monarca.

Foto: Arte Terra
EFE   
Compartilhar
Publicidade