PUBLICIDADE

Europa

Central sindical convoca greve contra austeridade em Portugal

31 mai 2013 - 20h10
(atualizado às 20h15)
Compartilhar

A maior central sindical portuguesa convocou uma greve geral para 27 de junho em protesto contra os cortes salariais e demissões no setor público, entre outras medidas de austeridade impostas como contrapartida para um resgate financeiro da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

A greve abrangerá trabalhadores dos setores público e privado, disse a jornalistas nesta sexta-feira o sindicalista Arménio Carlos, dirigente da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), acrescentando que todos os demais sindicatos são bem-vindos para aderir.

"Esta é uma greve geral para todos e também para mudar de política, para mudar de governo e para promover eleições antecipadas", disse ele.

Paralisações anteriores desde o resgate financeiro de meados de 2011, incluindo uma greve geral em novembro, tiveram pouco impacto.

Mas a insatisfação se intensificou desde abril, quando a Corte Constitucional rejeitou algumas medidas de austeridade, obrigando o governo a apresentar cortes de gastos alternativos e outras medidas impopulares, como a elevação da idade de aposentadoria.

A outra grande central sindical portuguesa, a UGT, já disse que provavelmente irá aderir à greve. A entidade realiza uma reunião estratégica na semana que vem.

A CGTP tem cerca de 750 mil filiados, e a UGT agrupa cerca de 500 mil.

No começo deste ano, o governo de centro-direita promoveu o maior aumento tributário de que se tem lembrança no país, e no começo de maio anunciou que pretende economizar 4,8 bilhões de euros até 2015, o que inclui um programa de demissões voluntárias para o funcionalismo público.

Em uma emenda orçamentária, o governo reafirmou nesta sexta-feira que abrandou sua meta de déficit neste ano para 5,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Para o ano que vem, a meta é de 4 por cento.

A expectativa das autoridades é de que a economia encolha 2,3 por cento em 2013, depois de despencar quase 3,2 por cento no ano passado. Para o ano que vem, a previsão é de que Portugal finalmente consiga um magro crescimento.

Um grupo conhecido como "Que se Lixe a Troika", em alusão aos três credores que socorreram Portugal (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI), planeja realizar protestos contra as medidas de austeridade no sábado. Os sindicatos do magistério já prometeram iniciar uma série de greve entre 7 e 17 de junho, durante os exames nacionais nas escolas.

(Reportagem de Andrei Khalip)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade