PUBLICIDADE

Europa

Censo alemão mostra que há 15% menos estrangeiros do que o esperado

1 jun 2013 - 11h04
Compartilhar

O maior censo elaborado na Alemanha mostra que o país tem quase 15 por cento menos de estrangeiros do que se esperava anteriormente, informou a Agência Federal de Estatística.

A imigração é um assunto atual na Alemanha, onde o governo fez um chamado para atrair imigrantes mais preparados para compensar o envelhecimento da população, enquanto mostra preocupação sobre como os estrangeiros se integram na sociedade alemã.

O censo de 2011, que também reduziu o número de alemães em 428 mil pessoas, mostrou que há 6,2 milhões de estrangeiros vivendo na Alemanha, 1,1 milhão a menos do que se estimava, o que coloca a população total do país em 80,2 milhões de pessoas.

O responsável de estatísticas da agência, Roderich Egeler, não pôde explicar a diferença da cifra de estrangeiros, mas a mídia alemã especulava que poderia ser menor devido às pessoas que deixam o país sem cancelar o registro junto às autoridades alemãs.

Os dados mais recentes mostram que atualmente não existe uma tendência de estrangeiros deixando a Alemanha. Ao contrário, a imigração cresceu no ritmo mais rápido em quase duas décadas em 2012.

O censo também mostrou que cerca de 15 milhões de pessoas na Alemanha - quase um quinto da população - tinha "antecedentes migratórios". Este grupo inclui estrangeiros e alemães que emigraram depois de 1955 ou têm ao menos um pai que emigrou após esse ano.

Essa porcentagem de habitantes com "antecedentes migratórios" era significativamente menor nos Estados da antiga Alemanha Oriental, abaixo de 5 por cento. Hamburgo, no norte do país, tem a população com maior número de histórico de migração, com 27,5 por cento.

A idade média da população alemã era relativamente alta, segundo o censo. Mais de 21 por cento dos alemães são maiores de 65 anos e 17 por cento têm menos de 18 anos.

(Por Hans-Edzard Busemann e Sarah Marsh)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade