PUBLICIDADE

Europa

Católicos e judeus criticam filme que defende papa Pio XII

Vaticano afirma que Pio XII trabalhou ativamente nos bastidores para salvar milhares de judeus e não falou publicamente por medo

3 mar 2015 - 13h11
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Pio 12, em foto de arquivo do jornal do Vaticano L'Osservatore Romano.
Papa Pio 12, em foto de arquivo do jornal do Vaticano L'Osservatore Romano.
Foto: L'Osservatore Romano / Reuters

Um novo filme italiano que tenta defender o papa Pio XII contra acusações de que ignorou o Holocausto foi criticado pelo Vaticano, assim como por mídias católicas e judaicas.

"Shades of Truth" (Sombras da Verdade, em tradução livre) conta a história de um jornalista norte-americano fictício nos tempos atuais, que começa como crítico a Pio XII e muda sua opinião após pesquisas em Israel, Roma e outros lugares da Europa.

Alguns judeus acusaram Pio, que comandou a Igreja Católica de 1939 até 1958, de falhar em se posicionar para chamar atenção à exterminação de judeus.

O Vaticano afirma que Pio XII trabalhou ativamente nos bastidores para salvar milhares de judeus e não falou publicamente por medo de que suas palavras pudessem levar a mais mortes de judeus e cristãos nas mãos dos nazistas.

Após uma exibição na segunda-feira perto do Vaticano, o filme, que chama Pio de "a pessoa mais incompreendida do século 20" foi criticado mundialmente.

O jornal do Vaticano L'Osservatore Romano disse que o filme, cujo diretora Liana Marabini quer exibir no Festival de Cannes neste ano, era "ingênuo", "sem credibilidade" e uma "tentativa indelicada" de defender o pontífice do período de guerra.

México diz que resolveu discordância com Papa :

A revista católica italiana Famiglia Cristiana disse que o filme iria prejudicar a já frágil reputação de Pio, porque era exageradamente apologético e sem bases históricas suficientes para o defender.

O Pagine Ebraiche, jornal online da comunidade judaica de Roma, chamou de "uma novela desajeitada de qualidade duvidosa, repleta de estereótipos".

O jornal também criticou o filme por uma cena na qual o jornalista sonha que vê Pio usando uma estrela de Davi amarela em sua batina, como o símbolo que os nazistas forçavam os judeus a usar.

O filme conta com o ator norte-americano David Wall e inclui participações de Christopher Lambert e Giancarlo Giannini.

No último ano, o papa Francisco defendeu seu antecessor em entrevista com um jornal espanhol, dizendo que Pio "tem que ser visto no contexto daquela era". Os arquivos do Vaticano da época da guerra iriam trazer à tona o que Pio fez para ajudar judeus italianos, disse o Papa.

Grupos judeus pediram ao Vaticano para interromper o processo que poderia levar Pio à santidade até todos os arquivos de guerra serem completamente abertos a historiadores, dizendo que relações entre católicos e judeus poderiam ser feridas se o processo continuasse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade