PUBLICIDADE

Europa

Catedral faz homenagem com pintura polêmica de judeus matando cristãos

15 jan 2014 - 09h25
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
A tela Mord Rytualny ficara exposta até quinta-feira, dia 17 de janeiro
A tela Mord Rytualny ficara exposta até quinta-feira, dia 17 de janeiro
Foto: Reprodução

A catedral de Sandomierz, na Polônia, decidiu marcar o Dia Internacional do Judaísmo de modo pouco usual: com uma pintura de judeus matando crianças cristãs, que chegou a ser coberta por ser considerada ofensiva.

De acordo com o Huffington Post, a tela Mord Rytualny (Ritual de Assassinato) ficara exposta até quinta-feira, dia 17 de janeiro, o dia do diálogo judaico-católico, comemorado desde 1990 para lembrar as raízes judaicas da fé católica.

Encomendada em 1708, a obra integra uma série de Charles de  Prevot que retrata crianças tendo o sangue retirado e os corpos partidos em pedaços. A tela, agora exposta em uma das paredes da catedral, estava escondida desde 2006 por sua natureza ofensiva, segundo o jornal Times of Israel.

Um relatório de Joanna Tokarska-Bakir, especialista do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Varsóvia, explica que a obra retrata um falso ritual, erroneamente atribuído aos judeus, em que eles matariam cristãos - especialmente crianças - e usariam seu sangue para fins como o preparo do matzá (pão sem fermento) para a Páscoa. 

Uma placa ao lado da obra deve explicar que ela não corresponde à realidade, já que rituais como este seriam proibidos pela fé judaica. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade