PUBLICIDADE

Europa

Carro de cardeal é usado para transporte de droga na França

Veículo com patente do Vaticano carregava 4 quilos de cocaína e 200 gramas de maconha e foi interceptado neste domingo

16 set 2014 - 10h14
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cardeal (foto) stá acamado e aposentado; o<span style="font-size: 15.1999998092651px;"> carro diplomático era conduzido por dois italianos que foram detidos </span></p>
Cardeal (foto) stá acamado e aposentado; o carro diplomático era conduzido por dois italianos que foram detidos
Foto: Instagram / Reprodução

Um carro com patente diplomática do Vaticano, pertencente ao cardeal argentino Jorge María Mejía, foi interceptado no domingo nos Alpes franceses com quatro quilos de cocaína e 200 gramas de maconha, informaram nesta terça-feira fontes judiciais francesas.

O Vaticano confirmou a informação rapidamente e esclareceu que nenhum funcionário ou autoridade da Santa Sé estava envolvido no assunto.

O automóvel da marca Ford, parado na estrada de Chambery, leste da França, proveniente, ao que parece, da Espanha, pertence ao cardeal argentino Jorge María Mejía, 91 anos, bibliotecário emérito da Santa Sé.

Mejía, nomeado cardeal em 2001 pelo papa João Paulo II, se aposentou em 2003 e atualmente está acamado.

O carro diplomático era conduzido por dois italianos de 30 e 41 anos que foram detidos e estão a disposição da justiça, acusados de tráfico de drogas.

Os italianos não tinham passaporte diplomático.

Ao que parece, o secretário particular do cardeal Mejía confiou o automóvel aos dois italianos para que fizessem uma revisão técnica, indicou a rádio RTL.

Os dois aproveitaram a ocasião para viajar à Espanha e comprar a droga, pensando que um carro diplomático não seria parado pelas forças de segurança, acrescentou a fonte.

Mejía foi uma das primeiras pessoas que o papa Francisco visitou dois dias após sua eleição, no dia 15 de março de 2013.

Naquela época Mejía estava em um hospital se recuperando de um infarto.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade