PUBLICIDADE

Europa

Cardeal escocês acusado de conduta imprópria renuncia

25 fev 2013 - 09h22
(atualizado às 09h34)
Compartilhar

O cardeal católico Keith O'Brien anunciou nesta segunda-feira sua renúncia como arcebispo de St. Andrews e Edimburgo após ter sido acusado de "comportamento inadequado" contra outros religiosos na década de 1980, informou a emissora pública "BBC".

O'Brien, de 74 anos, era o membro mais velho da Igreja Católica no Reino Unido e seria o único representante britânico no conclave para escolher o novo papa após a recente renúncia de Bento XVI.

"Não desejo que a atenção midiática em Roma seja centrada em mim, mas no papa Bento XVI e em seu sucessor", explicou hoje O'Brien ao divulgar sua renúncia, efetiva a partir de hoje, em comunicado divulgado pela Igreja Católica escocesa.

O papa Bento XVI aceitou a renúncia por "motivos de idade" do cardeal, informou hoje o Vaticano.

A saída, paralela à de outro cardeal de baixa por doença, deixará um total de 115 cardeais à frente da eleição do novo pontífice dos 117 que tinham direito a voto.

A renúncia de O'Brien do arcebispado acontece depois que a informação de que três sacerdotes e um ex-sacerdote emitiram uma queixa perante o Vaticano pela suposta conduta indevida que realizou durante anos com a outros religiosos vazou neste domingo.

Segundo informa hoje a emissora britânica "BBC", o clérigo católico mais velho do país, que negou todas as acusações, adotou essa medida para evitar especulações que possam prejudicar a próxima eleição do novo pontífice.

As acusações partem de sacerdotes e seminaristas que supostamente foram vítimas da conduta indevida do cardeal quando se encontravam sob a tutela do religioso durante a década dos 1980, segundo o dominical britânico "The Observer".

Um dos quatro religiosos denunciantes relatou este domingo que abandonou o sacerdócio quando O'Brien foi nomeado bispo para "preservar sua própria integridade".

O ex-religioso explicou que o clérigo foi seu "diretor espiritual" quando era seminarista com 20 anos e que as aproximações "impróprias" de O'Brien com ele, após realizar suas orações noturnas, lhe causaram depressão e mudanças em sua personalidade.

Além de arcebispo em St Andrews e Edimburgo (Escócia) desde 1985, o cardeal britânico, nascido em Ballycastle (Irlanda do Norte), é presidente da Conferência de Bispos da Escócia.

No mês passado, O'Brien renunciou a algumas das tarefas de primeira linha dentro da Igreja Católica escocesa devido a sua avançada idade e estava previsto que se retirasse no próximo mês.

O religioso se manifestou contra a proposta de legalizar o casamento entre homossexuais e a favor de que os sacerdotes possam se casar e constituir família, segundo manifestou na sexta-feira passada em entrevista à "BBC".

EFE   
Compartilhar
Publicidade