PUBLICIDADE

Europa

Capitão do cruzeiro diz que foi último a abandonar o navio

15 jan 2012 - 13h46
(atualizado às 16h08)
Compartilhar

Francesco Schettino, capitão do navio Costa Concordia, negou neste domingo as acusações de que teria deixado a embarcação sem prestar auxílio aos outros ocupantes e afirmou que só deixou o cruzeiro após terminar o processo de evacuação, em entrevista transmitida pela TV italiana. Schettino, 52 anos, foi detido pela polícia italiana para interrogatório no sábado. Ele está sendo investigado sob a acusação de homicídio e de não prestar auxílio aos passageiros.

Veja como era navio que naufragou na Itália:

Conheça o cruzeiro de luxo que naufragou na Itália

O Costa Concordia naufragou na noite de sexta-feira com cerca de 4,2 mil pessoas a bordo, incluindo mil tripulantes. Cinco mortes foram confirmadas e ao menos 15 pessoas - nove passageiros e seis tripulantes - continuavam desaparecidas ao final da tarde deste domingo. Schettino foi questionado se seguiu a máxima de que "o capitão é o último a deixar o barco". "Fomos os últimos a deixar o navio", ele responde.

O capitão afirmou ainda que, de acordo com as informações de que dispõe, as rochas que provocaram a ruptura do casco do navio e seu afundamento não teriam sido detectadas pelo sistema de navegação automática da embarcação. Segundo ele, as cartas náuticas não indicariam a presença de rochas no local. "Não deveríamos ter tido esse impacto", afirmou.

O presidente da Costa Crociere, empresa operadora do navio, Gianni Ororato, afirmou que o capitão teria feito uma manobra com a intenção de proteger os passageiros e os tripulantes, mas que ela não foi bem sucedida por causa da rápida inclinação do navio após o impacto.

Veja no mapa o local onde aconteceu o acidente:

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade