PUBLICIDADE

Europa

Canadá anuncia novas sanções contra a Rússia

Crise por queda de avião em território do leste ucraniano levou o governo do Canadá a impor novas sanções contra Rússia

21 jul 2014 - 13h17
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro do Canadá anunciou que país vai lançar novas sanções contra o governo russo
Ministro do Canadá anunciou que país vai lançar novas sanções contra o governo russo
Foto: Todd Korol / Reuters

O Canadá irá adotar novas sanções contra os interesses russos em coordenação com os Estados Unidos e os países europeus, após a queda do avião da Malásia no leste da Ucrânia, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro Stephen Harper.

"A ação criminosa e revoltante de abater um avião civil na semana passada deve-se aos atos de agressão militar da Rússia e da ocupação ilegal da Ucrânia", afirmou o chefe do governo canadense.

Assim, "o Governo do Canadá vai impor novas sanções contra uma ampla gama de entidades ligadas a vários setores da Rússia", disse Harper em um comunicado.

Estas sanções serão "coordenadas com os nossos parceiros e mais próximos aliados internacionais", acrescentou.

Desde o início do conflito na Ucrânia em março e a anexação da Crimeia à Rússia após um referendo considerado como ilegal por Kiev e pelo Ocidente, o Canadá impôs sanções contra 110 cidadãos russos ou ucranianos pró-Rússia.

Desde quinta-feira, o Canadá aponta a Rússia como responsável pela queda do avião da Malaysia Airlines, supostamente atingido por um míssil no leste da Ucrânia e que deixou 298 mortos.

Detalhes das sanções devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira após consultas aos "parceiros da comunidade internacional".

O Canadá ressaltou que as "novas medidas serão implementadas rapidamente" e que terão um "impacto máximo."

Stephen Harper também considerou "imperativo que os investigadores tenham acesso total, sem barreiras, ao local da queda do avião".

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade