PUBLICIDADE

Europa

Campeão mundial de boxe critica Putin e passividade internacional na Ucrânia

17 mar 2015 - 09h49
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários

"Estamos em guerra com a Rússia, que ataca nossas fronteiras, ao leste. É trágico", afirmou o boxeador ucraniano Vladimir Klitschko, dono do título mundial unificado dos pesos pesados, ao jornal francês L'Equipe.

O ídolo esportivo ataca em uma entrevista a passividade da comunidade internacional, em particular a europeia, ao mesmo tempo que condena a atitude bélica do presidente russo Vladimir Putin.

"Penso que a comunidade europeia está dormindo, Putin faz o que quer. Não vai parar se não mostrarmos os limites. Ele vai continuar avançando", completou o pugilista.

Vladimir Klitscho, que tem medo do futuro de seu país, destacou o espectro de um novo conflito mundial.

"Depois do que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, não se pode passar por cima das leis internacionais impunemente. O que acontece neste momento pode desencadear a Terceira Guerra Mundial", disse Vladimir Klitschko.

O campeão afirma que tem quatro locais de residência e que passa a maior parte do tempo em Nashville, nos Estados Unidos.

"Mas é na Ucrânia que me sinto em casa, antes de mais nada sou ucraniano", afirmou.

O jornal publica uma fotografia do atleta com o passaporte de seu país sobre o peito.

Nesta situação de guerra, Vladimir Klitschko, irmão mais novo de Vitaly Klitschko, prefeito de Kiev, e muito envolvido como ele na luta pela independência da Ucrânia, fala da possibilidade de ser convocado.

"Uma mobilização nacional acontece neste momento na Ucrânia, estamos na escala dois de uma mobilização que tem três fases. Todos os homens de entre 18 e 50 anos que receberem o chamado devem responder a convocação. Até agora não fui chamado, mas se for, a lei exige que me apresente, apesar de considerar que seria mais útil como personagem público para atrair a atenção do que com coturnos na frente de batalha.

Vladimir Klitschko, que completará 39 anos em 25 de março, treina atualmente para defender o título unificado dos pesos pesados (AMB/OMB/FIB), no dia 25 de abril contra o americano Bryan Jennings no Madison Square Garden, Nova York.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade