PUBLICIDADE

Europa

Campanha do referendo sobre UE é suspensa por ataque a deputada trabalhista

16 jun 2016 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

Os dois grupos da campanha do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) anunciaram nesta quinta-feira a suspensão de todos os seus atos marcados para hoje, após o ataque com tiros a uma deputada trabalhista no norte do país.

A parlamentar Joe Cox, de 41 anos, está em estado crítico após ter sido atingida por dois disparos nas imediações da biblioteca de Birstall, ao norte da Inglaterra, onde realizava um ato com eleitores.

A polícia deteve um homem de 52 anos relacionado com o incidente, apesar das autoridades ainda não terem divulgado mais detalhes sobre a natureza do ataque.

Segundo uma testemunha citada pela agência local "PA", o agressor gritou durante o incidente "Britain first" ("O Reino Unido primeiro"), um lema relacionado com os partidários de limitar a imigração nas ilhas britânicas.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, se mostrou "muito preocupado pelas informações sobre Jo Cox, que foi ferida. Nossos pensamentos e preces estão com Jo e sua família", disse o político conservador mediante uma mensagem no Twitter.

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, se mostrou "profundamente comovido" pelas notícias do ataque e afirmou que os pensamentos de todos os membros da formação estão com Cox.

O ex-prefeito de Londres Boris Johnson, uma das caras mais visíveis da campanha pelo "brexit" perto da consulta marcada para o dia 23, mostrou consternação pelas "absolutamente horríveis notícias" sobre o ataque a Cox e se solidarizou com seus entes queridos.

"Uma de nossas companheiras, Jo Cox, sofreu um ataque muito grave, por isso que decidimos suspender toda nossa campanha", afirmou o político conservador.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade