5 eventos ao vivo

Campanha convida jovens a ficarem nuas para apoiar Putin

17 jul 2011
16h24
atualizado às 16h51

Uma campanha on-line foi lançada na Rússia incitando mulheres jovens a mostrarem seu apoio à candidatura do primeiro-ministro Vladimir Putin à presidência tirando a roupa, segundo divulgou um site parlamentar no domingo. Chamado de "Exército de Putin", o site traz um vídeo de uma estudante loira chamada Diana que anda pelas ruas de Moscou de salto alto vestindo um terno preto antes de escrever "Vou rasgar minha roupa por você Putin" com batom vermelho em uma blusa branca antes de começar a rasgar sua camiseta.

Putin veste uniforme da Marinha durante exercícios militares em um submarino, no Mar Barentsevo, em abril de 2000
Putin veste uniforme da Marinha durante exercícios militares em um submarino, no Mar Barentsevo, em abril de 2000
Foto: AFP

Convidando mulheres a se despirem por Putin e concorrer a um iPad2, a campanha vem antes das eleições para presidente de 2012. "O objetivo: para Putin para ser presidente!", diz um comunicado na página no site vkontakte.ru/armiaputina, a versão russa do Facebook. Putin foi presidente entre 2000-2008, antes de entregar o governo a seu protegido, Dmitry Medvedev. Amplamente visto como o principal líder da Rússia, Putin pode voltar ao Kremlin no ano que vem.

Durante a era soviética da Rússia, a nudez na publicidade era um tabu, mas desde então se tornou generalizada. Não está claro quem organizou a campanha, que foi publicada no blog do parlamentar Kirill Shchitov, do partido de Putin, Rússia Unida. Em outubro, um grupo de estudantes de jornalismo posou de lingerie para um calendário do aniversário de 58 anos de Putin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade