PUBLICIDADE

Europa

Câmara italiana analisa texto sobre extradição de Battisti

Subsecretário de Defesa do país afirmou que o executivo está empenhado em conseguir a extradição do italiano que vive no Brasil

31 mar 2015 - 21h59
(atualizado às 22h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados italiana acolheu, nesta terça-feira (31), uma ordem do dia apresentada pelo partido Liga Norte que trata da extradição do ex-ativista Cesare Battisti, o qual vive no Brasil, mas foi condenado à prisão perpétua na Itália.

<p>Cesare Battisti conseguiu visto de permanência no Brasil e é considerado refugiado político</p>
Cesare Battisti conseguiu visto de permanência no Brasil e é considerado refugiado político
Foto: Wikipedia

O texto, que foi reformulado pelo governo, foi apresentado durante a análise de um projeto de lei sobre terrorismo. De acordo com o texto lido em plenário pelo subsecretário de Defesa Domenico Rossi, o Poder Executivo da Itália está "empenhado em tomar todas as medidas políticas necessárias para consentir a extradição de Battisti, levando em conta a colaboração existente com o Brasil".

Siga o Terra Notícias no Twitter

No dia 12 de março, Battisti ficou preso durante uma noite em São Paulo, após uma decisão da magistrada Adverci Rates Mendes de Abreu de expulsá-lo do Brasil, alegando que o italiano estava em situação irregular.

De acordo com a juíza, a condenação do ex-ativista por crime doloso na Itália impede a concessão de visto pelo governo brasileiro. No entanto, seu advogado conseguiu um habeas corpus para libertar o italiano.

Membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) nos anos 1970, o ex-ativista foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana por "terrorismo" e envolvimento em quatro assassinatos. Ele, porém, alega que o julgamento foi político e não teve direito pleno de defesa.

Fonte: ANSA
Compartilhar
Publicidade
Publicidade