PUBLICIDADE

Europa

Cachorro antissistema grego vira notícia internacional

10 mai 2010 - 13h13
(atualizado às 13h16)
Compartilhar

Quem descobriu foi o jornal britânico The Guardian, sob o título de "Kanelos, o cão manifestante grego", ao publicar uma grande galeria de fotos do vira-lata, cor de canela e colar azul que curiosamente protagonizou manifestações contra o governo grego nos últimos dois anos em Atenas. Contudo, Kanelos - alusão a cor de sua pele -, é na verdade Lukánikos (salsicha), informa nessa segunda-feira o jornal espanhol El País.

Lukánikos participa de protesto ao lado de grupo de manifestantes no dia 12 de dezembro de 2008
Lukánikos participa de protesto ao lado de grupo de manifestantes no dia 12 de dezembro de 2008
Foto: AFP

A reportagem do Guardian chamou a atenção de outros meios de comunicação estrangeiros para o animal. Nesta segunda-feira, o jornal grego Ta Nea, publicou nesta uma matéria de página inteira sobre o animal, sob o título "Uma nova raça de manifestantes".

Os diários italianos Il Corriere della Sera e La Repubblica, a revista americana Newsweek, o jornal francês Libération, o canadense Globe and Mail, o sueco Aftonbladet, todos eles já também publicaram imagens de Lukánikos em suas páginas. A presença de Lukánikos nas manifestações, na maioria das vezes pacíficas, não é de se estranhar, visto que o centro da capital grega está lotado de cães de rua.

Contudo, além do destaque na imprensa internacional, o cão, "a mascote dos gregos, o que sempre está na primeira linha" - segundo descrição do jornal Ta Nea -, também marca presença na internet, onde protagoniza vários vídeos no Youtube, tem o seu próprio blog e várias outras citações na rede. No Facebook, a comunidade Riot Dog, dedicada a ele, conta com mais de 10 mil seguidores. Outra, chamada de Kanelos, conta com cerca de 2,8 mil participantes.

O nome Kanelos, utilizado pelo Guardian, é uma referência ao cachorro de um grupo antissistema radicado no bairro de Exarjia, que morreu em julho de 2008, aos 17 anos. Lukánikos, seu sucessor, fez sua primeira aparição em manifestações em dezembro do mesmo ano.

No entanto, há uma certa confusão midiática sobre o nome do animal, que aparece citado tanto como Kanelos como Lukánikos. Também resta saber quantos clones do cão passeiam pela cidade ou se é ele mesmo que aparece em todas as imagens.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade