PUBLICIDADE

Europa

Bulgária: vitória nas urnas não garante formação de governo

13 mai 2013 - 07h25
(atualizado às 07h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O partido de centro-direita Gerb emergiu como vencedor das eleições nacionais da Bulgária nesta segunda-feira, mas enfrenta dificuldades para formar um governo, numa indicação de que não deve haver fim em breve para o impasse político que assola o país mais pobre da União Europeia.

O partido liderado por Boiko Borisov, que de acordo com os resultados preliminares recebeu 31,4% da votação de domingo, terá a primeira chance de formar um governo. Mas outros partidos disseram que estão relutantes em cooperar com o Gerb, que renunciou ao governo em fevereiro em meio a denúncias de corrupção. Os socialistas, que ficaram em segundo na eleição, disseram que vão fazer de tudo para assegurar que Borisov não retorne ao poder.

Borisov se manteve praticamente em silêncio após a votação, e o Gerb - que deixou o governo sob protestos em todo o país - não realizou qualquer festa pós-eleitoral nem fez anúncios de vitória. "O Gerb será responsável perante a nação. (Borisov) é capaz de propor e formar um governo - que poderia ser de minoria", disse o ex-ministro do Interior Tsvetan Tsvetanov, vice-líder do partido.

O desânimo generalizado com o processo eleitoral foi refletido nos números de comparecimento: apenas 53% dos eleitores. Foi o comparecimento mais baixo em qualquer eleição parlamentar desde a queda do comunismo, em 1989.

Seis anos após a adesão à UE, muitos dos 7,3 milhões de búlgaros estão revoltados com os baixos padrões de vida e com a corrupção, após uma campanha que consistiu mais em acusações do que na apresentação de propostas políticas claras, e que foi marcada por um escândalo sobre escutas telefônicas e cédulas ilegais de votação.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/eleicoes-europa/index.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/eleicoes-europa/index.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade