PUBLICIDADE

Europa

Buckingham não comenta cancelamento de viagem da rainha Sofia

16 mai 2012 - 14h54
(atualizado às 15h11)
Compartilhar

O Palácio de Buckingham não comentará o cancelamento da visita para o Reino Unido da Rainha Sofia da Espanha, que iria para o país por ocasião da comemoração do Jubileu de Diamantes da Rainha Elizabeth, afirmou nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz da realeza.

A viagem estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira. O governo espanhol cancelou a visita por considerar o momento "pouco adequado" diante do conflito pesqueiro de Gibraltar (território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica) e da viagem do príncipe Edward à possessão.

O Ministério das Relações Exteriores britânicos também não se pronunciou sobre o ocorrido. A monarca espanhola participaria de um almoço que a Rainha Elizabeth organizará para a comemoração de seus 60 anos no trono britânico.

Fontes da Casa do Rei espanhola anunciaram hoje que a visita da Rainha Sofia foi cancelada porque, "nas circunstâncias atuais", o Executivo espanhol considerou "pouco adequado" que ela compareça ao evento.

De acordo com fontes diplomáticas espanholas, a ruptura das negociações entre os pescadores espanhóis e o governo de Gibraltar para acabar com as restrições à atividade pesqueira na baía de Algeciras foi o fator que levou ao cancelamento da viagem.

Em 8 de maio, o Ministério das Relações Exteriores espanhol convocou o embaixador britânico para expressar seu "desgosto e mal-estar" pela visita que o príncipe Edward, filho mais novo de Elizabeth II, fará ao lado de sua esposa a Gibraltar entre os dias 13 e 15 de junho.

Há alguns dias, um porta-voz da chancelaria britânica disse à Agência Efe que, como já tinha sido anunciado, "membros da família real viajarão para fora do Reino Unido em representação da rainha durante o ano de seu Jubileu de Diamantes".

Está previsto que os membros da realeza "visitem cada reino, assim como os países da Commonwealth, dependências da Coroa e territórios britânicos no exterior", acrescentou o porta-voz.

O governo britânico rejeita negociar a soberania de Gibraltar, a não ser a pedido dos próprios moradores locais. A Espanha, por sua vez, exige que o domínio da colônia seja negociado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade