PUBLICIDADE

Europa

Brasileiro disputa campeonato mundial de tiradores de chope

28 out 2010 - 07h45
Compartilhar
Moreno Osório
Direto de Londres

O brasileiro OtaGilson de Castro dos Santos, 38 anos, participa nesta quinta-feira, em Londres, da final do 14º World Draught Master, uma competição que reconhece os melhores tiradores de chope do mundo. Ele ganhou o direito de representar o País depois de superar 30 adversários na etapa nacional, realizada no começo do mês, em São Paulo. Se vencer, Santos vai viajar por 20 países ensinando a melhor forma de servir a bebida.

Prestes a enfrentar tiradores de chope do mundo inteiro, OtaGilson faz turismo pela capital britânica
Prestes a enfrentar tiradores de chope do mundo inteiro, OtaGilson faz turismo pela capital britânica
Foto: Moreno Osório / Terra

Hoje OtaGilson vai enfrentar outros 29 tiradores de chope de países como Chipre, Guadalupe e Azerbaijão. O vencedor vai ser definido por uma equipe de oito jurados. Eles serão responsáveis por verificar qual competidor seguirá à risca um ritual elaborado pela Stella Artois, a cerveja organizadora do evento. São nove passos cujo objetivo é preservar o sabor da bebida entre o momento em que é retirada da torneira até ser entregue ao cliente.

Com 20 anos de profissão, o piauiense OtaGilson, que trabalha no bar SeoRosa, em Campinas, em São Paulo, não teme o desafio que vai ter pela frente na final da edição 2010 do World Draught Master (cuja tradução aproximada é Mestre Mundial dos Tiradores de Chope). Só achou graça da roupa que vai ter de usar no evento, cujo tema é a moda dos anos 60. "Nos arrumaram uma roupa igual a de garçons de churrascaria", brincou.

O representante brasileiro, que ainda nem deu destino aos R$ 3 mil que recebeu ao vencer a etapa nacional da competição, se diz satisfeito com a profissão que escolheu desde que saiu do seu Estado natal para tentar a vida em São Paulo. "Eu amo o que faço. Quem diria que servindo chope eu teria uma oportunidade como essa", disse, enquanto caminhava pelas ruas frias do outono de Londres na noite desta quarta-feira.

Atual campeã
Atualmente, a melhor tiradora de chope do mundo vem da Nova Zelândia. Avrill Maxwell venceu a final do 13º World Draught Master, ano passado, em Nova York. O evento é realizado desde 1997 e já teve como sede Leuven, cidade belga berço da Stella Artois, e onde foi fundada em 1425 a Universidade de Leuven, que ficou conhecida por suas descobertas envolvendo fórmulas de cerveja.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade