PUBLICIDADE

Europa

Blair descreve Thatcher como figura "imponente" e com "impacto global"

Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, morreu aos 87 anos vítima de um derrame cerebral

8 abr 2013 - 11h40
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-primeiro-ministro trabalhista do Reino Unido Tony Blair disse nesta segunda que Margaret Thatcher, que morreu hoje aos 87 anos, foi uma figura política "imponente" e teve um profundo "impacto global".

"Muito poucos líderes conseguiram mudar não só o panorama político de seu país, mas do mundo inteiro", afirmou Blair em um comunicado. Margaret Thatcher, que governou o Reino Unido de 1979 até 1980, era "uma verdadeira líder", acrescentou.

Blair disse que "algumas das mudanças" realizadas por Thatcher se mantiveram, "pelo menos em certos aspectos", quando ele se tornou primeiro-ministro, em 1997, e também foram imitadas por "governos de todo o mundo".

Além disso, Blair elogiou a personalidade de Thatcher: "como pessoa era amável e de espírito generoso e sempre se mostrou incrivelmente disposta a me ajudar como primeiro-ministro, apesar de sermos de pólos políticos opostos".

"Inclusive se não concordava com ela em certos aspectos, em algumas ocasiões fortemente em desacordo, não poderia deixar de respeitar sua personalidade e sua contribuição à nação britânica", disse Blair, que foi líder do Partido Trabalhista entre 1994 e 2007.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade