PUBLICIDADE

Europa

Bispo destituído por acobertar abusos declara guerra ao Papa

Reconhecendo "erros humanos", o prelado paraguaio acredita ser vítima de uma "perseguição ideológica"

26 set 2014 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-bispo foi destituído pelo Papa Francisco por acobertar um padre acusado de abusos
O ex-bispo foi destituído pelo Papa Francisco por acobertar um padre acusado de abusos
Foto: Raul Gonzalez / AP

Um bispo paraguaio destituído pelo Papa declarou nesta sexta-feira que Francisco "vai prestar contas a Deus" por seu afastamento da Igreja, de acordo com uma carta publicada na imprensa local, após acusações de má gestão e proteção de um padre pedófilo.

Na longa carta publicada primeiramente no site da diocese e endereçada ao cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, Dom Rogelio Livieres Plano, ex-bispo de Ciudad del Este (Paraguai), membro do Opus Dei, acusa diretamente o Papa com palavras extremamente incomuns e graves da parte de um bispo.

"Como um filho obediente da Igreja, aceito esta decisão, ainda que considerando infundada e arbitrária, e sobre a qual o Papa prestará contas a Deus", escreveu ele.

O Vaticano se recusou a comentar a carta incendiária.

Livieres Plano foi recebido em Roma há poucos dias pelo cardeal Ouellet, mas lamentou não poder explicar-se perante o Papa.

Reconhecendo "erros humanos", o prelado paraguaio acredita ser vítima de uma "perseguição ideológica".

O bispo Livieres Plano, cuja reputação é de ser muito conservador, denunciou uma "nova irregularidade em um processo anormal": o anúncio de sua destituição pelo núncio apostólico em Assunção antes da notificação por escrito.

O ex-bispo enfatiza ainda o apoio que manifestado abertamente por seus fiéis.

O Vaticano não mencionou oficialmente as acusações contra ele, mas segundo o site Vatican Insider, ele é acusado de ter quebrado, por uma série de acusações, a harmonia entre os bispos paraguaios, de ter ordenado seminaristas sem formação suficiente e de ter promovido um sacerdote argentino polêmico, Carlos Urrutigoity, suspeito de ter cometido abusos sexuais contra menores.

Livieres também teria utilizado doações destinadas à obras de caridade para construir um novo seminário.

O Vaticano fez o anúncio da destituição na véspera, em uma nota oficial, na qual papa reconhece que foi "uma decisão árdua tomada por razões pastorais".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade