PUBLICIDADE

Europa

Berlusconi tenta se salvar de condenação definitiva por fraude fiscal

31 jul 2013 - 09h55
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Na política desde 1993, Silvio Berlusconi é hoje uma das principais figuras europeias
Na política desde 1993, Silvio Berlusconi é hoje uma das principais figuras europeias
Foto: AFP

Os advogados do ex-primeiro-ministro e magnata das comunicações Silvio Berlusconi tentavam nesta quarta-feira impedir que o Tribunal de Cassação confirme definitivamente a sua condenação por fraude fiscal, que provocará a inabilitação por vários anos de exercer cargos públicos, o que poderia incendiar o clima político da Itália.

A Suprema Corte, que começou a examinar o caso na terça-feira, deverá confirmar ou não a condenação de Berlusconi a 4 anos de prisão por fraude fiscal na aquisição de direitos televisivos para seu império audiovisual Mediaset e a cinco anos de inabilitação para exercer cargos públicos.

O Il Cavaliere confessou em uma entrevista que não consegue "dormir há um mês" pelo caso.

O Tribunal de Milão (norte) confirmou em maio passado a condenação a quatro anos de prisão do ex-primeiro-ministro italiano por fraude fiscal pelo caso Mediaset, mas a reduziu a um ano graças a uma anistia.

Berlusconi, 76 anos, foi julgado por aumentar artificialmente o preço dos direitos de difusão de filmes, comprados por empresas de fachada de sua propriedade e vendidos ao seu império audiovisual Mediaset, um sistema que permitia ao grupo reduzir os lucros na Itália e pagar menos impostos.

Berlusconi, atual senador da república, não será detido devido à idade, mas sua inabilitação por cinco anos a qualquer cargo público pode gerar uma crise política inédita no país.

Ninguém se atreve a apostar sobre a decisão do Tribunal, a mais alta hierarquia judicial do país e cujas decisões não podem ser impugnadas.

Namorada espera resultado de julgamento histórico de Berlusconi

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade