PUBLICIDADE

Mundo

Berlusconi obtém voto de confiança do Parlamento

21 jun 2011 - 11h28
(atualizado às 11h58)
Compartilhar

Depois de sofrer duas derrotas nas urnas, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, superou disputas internas em sua coalizão e, em seu primeiro teste parlamentar, conseguiu nesta terça-feira ganhar um voto de confiança do Parlamento para prosseguir à frente do governo. O governo de centro-direita de Berlusconi conquistou o apoio da câmara baixa do Parlamento, por uma margem de 24 votos, para adotar medidas que impulsionem o crescimento do país. Ele obteve a vitória graças ao apoio da Liga do Norte, apesar da derrota de aliados em eleições locais e em um referendo no último mês.

Berlusconi reclina-se aliviado em sua poltrona do Parlamento italiano após obter o voto de confiança
Berlusconi reclina-se aliviado em sua poltrona do Parlamento italiano após obter o voto de confiança
Foto: AFP

A moção de confiança foi endossada por 317 deputados e teve a oposição de 293. Dois parlamentares se abstiveram. A vitória provavelmente só dará um breve respiro a Berlusconi, que enfrenta forte queda nas pesquisas de popularidade, aliados que não se entendem e uma economia vacilante. Sua coalizão continua em situação precária. Em troca de apoio a Berlusconi, a Liga, que se mostra cada vez mais frustrada, exige cortes de impostos e o fim da custosa missão da Itália na Líbia.

Ao ser indagado sobre se Berlusconi completaria seu mandato, que expira em 2013, o líder da Liga, Umberto Bossi, disse: "Se ele fizer as coisas certas, sim. Nós já demos a Berlusconi um cronograma." O líder da centro-esquerda, Pier Luigi Bersani, afirmou que o colapso da coalizão de Berlusconi é apenas questão de tempo. "Estamos um passo mais perto do rompimento da centro-direita, que está ficando cada vez mais próximo", disse ele.

Está previsto que Berlusconi discurse no Senado para apresentar seu programa de governo no restante do mandato, incluindo concessões para aplacar a Liga. Pode ser que haja uma outra votação na quarta-feira na câmara baixa, para verificar se o governo tem o apoio da maioria.

A agência de classificação de risco Moody's informou na semana passada que poderia reduzir a avaliação da Itália devido a preocupações sobre sua habilidade de reduzir o enorme déficit público, equivalente a cerca de 120 por cento do PIB. Berlusconi enfrentará um teste ainda maior nas próximas semanas quando terá de adotar medidas que envolvem 40 bilhões de euros (US$ 57 bilhões) para eliminar o déficit orçamentário até 2014 - tarefa ainda mais árdua num momento em que a Liga reivindica corte de impostos.

Uma série de casos de corrupção, economia debilitada e um escândalo envolvendo Berlusconi com uma prostituta menor de idade abalaram a popularidade do premiê, que agora está no seu nível mais baixo, de 29 por cento de aprovação, segundo o instituto IPR. A queda do apoio ao governo ficou evidente com a perda no mês passado da prefeitura de Milão, sua forte base no norte. Depois, o governo foi derrotado em referendos sobre energia nuclear, privatização do sistema de abastecimento de água e imunidade de ministros em julgamentos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade